falhas-eletricas

 

Como identificar problemas nas instalações elétricas

 
Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas residenciais são os curto-circuitos e fuga de corrente. Ambos acontecem principalmente quando existem falhas na isolação dos circuitos, ou seja, nos casos em que há condutores desencapados, ligações malfeitas e fadiga do material isolante. Porém, não são somente esses dois fatores que causam problemas. Dentre as principais falhas encontradas em instalações elétricas podemos listar:

  • 1) Fuga de corrente: por problemas na isolação dos fios, a corrente “foge” do circuito e pode ir para a terra (através do fio terra). Quando o fio terra não existe, a corrente fica na carcaça dos equipamentos (eletrodomésticos), causando o choque elétrico.
  •  

  • 2) Sobrecarga: ocorre quando a corrente elétrica é maior do que aquela que os fios e cabos suportam. Ocorre quando ligamos muitos aparelhos ao mesmo tempo. Os fios são danificados pelo aquecimento elevado.
  •  

  • 3) Curto-circuito: é causado pela união de duas ou mais potenciais (por ex.: fase-neutro/fase-fase), criando um caminho sem resistência, provocando aquecimento elevado e danificando a isolação dos fios e cabos, devido aos altos valores que a corrente elétrica atinge nessa situação.
  •  

  • 4) Sobretensão: é uma tensão que varia em função do tempo. Ela varia entre fase e neutro ou entre fases, cujo valor é superior ao máximo de um sistema convencional. Essa sobretensão pode ter origem interna ou externa.
  • Externa: descargas atmosféricas
    Interna: curto-circuito, falta de fase, manobra de disjuntores etc.

 

Recomendação

Para evitar essas falhas, toda instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnicas (NBR5410) que estabelecem os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações devem apresentar, garantindo assim o seu correto e seguro funcionamento. Por esse motivo, recomendamos sempre chamar um eletricista em Blumenau para diagnosticar o problema e solucionar da melhor maneira possível.

     

Fonte: FL, FF, EO

     

(Este conteúdo foi visitado 240 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>