silicone

 

O que é e o que faz um silicone

Duráveis e altamente resistentes à umidade, os selantes de silicone são a opção perfeita para aplicações em vidro, como box de banheiro e aquários, e diferentes tipos de substratos como rejuntes de cimento e concreto ou reparo de selantes antigos e danificados pela ação da água.

Com um pouco de paciência e alguns cuidados você mesmo pode aplicar o selante de silicone para resolver aquele vazamento no box ou na pia da cozinha e para fixar o vidro na janela, por exemplo. O processo de vedação com silicone evita a penetração de água nas juntas ao redor de pias, banheiras e boxes de chuveiro.

Existe uma grande variedade no mercado de marcas de selante de silicone, inclusive genéricas, de baixo custo e de procedência duvidosa, que comprometem a qualidade da vedação, podendo ressecar, descolar, rachar e amarelar, além de não resistir a temperaturas acima de 150ºC. São selantes diluídos que escorrem facilmente e ficam enrugados após sua cura.

 

Procedimentos para uso

O primeiro passo é saber escolher o produto certo para o tipo de aplicação. São encontrados no mercado dois tipos de selante, caracterizados por seu diferente mecanismo de cura: acéticos e neutros.

Os selantes acéticos liberam um odor semelhante ao de vinagre, que em contato com determinadas superfícies pode contaminar, oxidar, enferrujar, corroer, manchar. O selante de cura acética é indicado apenas para ambientes internos e para superfícies lisas como alumínio, vidro comum e temperado e azulejos. Não deve ser aplicado em vidro laminado, vidro aramado, chapas galvanizadas, cobre, latão, espelhos, superfícies porosas, entre outras.

Os selantes neutros são mais versáteis, indicados para vedação em geral. Em caso de dúvidas sobre os diferentes tipos de substratos em que o produto será aplicado, opte pelo selante de cura neutra.

O selante leva no mínimo 72 hs para secar adequadamente, dependendo da espessura da camada aplicada e das condições ambientais do local. Temperatura elevada e umidade relativa alta aceleram o processo de secagem. Já a aplicação do selante em locais com baixa temperatura e baixa umidade relativa pode retardar o tempo de cura. A aplicação do selante de silicone não requer treinamento especial e pode ser feita pelo consumidor, seguindo as instruções do fabricante.

Porém preparamos algumas dicas abaixo de como você utilizar o silicone de forma simples, prática, segura e eficiente.
 

  • 1) Prepare a área
  • Remova qualquer silicone antigo da área que você vai vedar. Isto pode ser feito com um estilete. Substâncias como óleo e graxa podem impedir que o silicone se ligue à superfície. Limpe a área cuidadosamente com álcool.

     

  • 2) Coloque o silicone no aplicador
  • Com um estilete, corte a ponta do tubo de silicone em um ângulo de 45 graus, fazendo um furo relativamente pequeno. Isto lhe dará um melhor controle sobre a quantidade de silicone liberada. A abertura não deve ser tão grande que uma gota não possa ser formada, nem tão pequena ao ponto de o tubo de silicone parecer altamente pressurizado. Rompa o selo do tubo e coloque o silicone do tubo no aplicador.

     

  • 3) Teste a vedação
  • Mantenha o aplicador apoiado em uma superfície lisa e aperte o gatilho para empurrar o silicone para a frente, enchendo a ponta da pistola. O silicone deve fluir para fora dele, mas não esguichar ou gotejar. Solte a trava do gatilho para aliviar a pressão no interior do tubo. Se nunca fez isso antes, talvez você queira primeiro treinar em uma peça de teste. Use o canto de uma caixa de papelão. Isto lhe dará um pouco de experiência com a pistola e a taxa de fluxo do silicone.

    A ponta deve estar ligeiramente acima da superfície, quase tocando-a. Quando você começar a apertar o gatilho, observe o fluxo de silicone. Em um movimento constante, mova o aplicador ao longo da junta, criando uma linha uniforme. Antes do gatilho atingir o ponto máximo de aperto e o fluxo seja interrompido, libere- rapidamente e comece a apertar novamente enquanto você continua a criar uma linha uniforme ao longo da junta. Não pare até chegar ao canto.

     

  • 4) Faça a aplicação
  • Comece a aplicar suavemente o silicone em torno da área desejada. Para melhores resultados, mantenha o aplicador em um ângulo de 45 graus. Você deve aplicar o silicone de maneira uniforme e constante. Tenha cuidado para não aplicar grandes quantidades. Quando você chegar ao fim da área que pretende vedar, solte o cabo e dê-lhe uma empurrada rápida para eliminar quaisquer fios de silicone entre o aplicador e o material que já saiu dela.

     

  • 5) Conclua a vedação
  • Para terminar a vedação, com luvas de látex use o dedo para criar um vínculo uniforme e limpo entre a pia e o silicone. Delicadamente, passe o dedo pela linha de silicone para finalizar a selagem. Quando você estiver passando o dedo no silicone, comece em um canto e vá até 1/2 a 3/4 do diâmetro. Faça o mesmo no canto oposto e vá até o meio. Quando encontrar a seção em que você já passou o dedo, levemente levante-o de modo que não forme um caroço.

 

Recomendação

Embora seja uma tarefa relativamente simples de se fazer, muitos não tem tempo ou não querem mesmo fazer. Por isso, recomendamos chamar o marido de aluguel Blumenau para aplicar o silicone na pia, box ou qualquer outro local que necessitar.

     

Fonte: FL, Exame

     

(Este conteúdo foi visitado 342 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

    1. Uma ótima dica, só poderia acrescentar que podemos usar uma fita crepe para delimitar até onde o silicone deverá ser aplicado, e se necessário fazer acabamento podemos molhar o dedo em detergente e alisar o silicone sem colar nos dedos e danificar o acabamento. Vlw

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar HTML tags e atributos:

    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>